Biscoitinhos cigarrete

 Esta receita é do site 'Pecado da Gula' http://pecadodagula.blogspot.com/2012/07/biscoitinhos-cigarrete.html, como ainda não fiz estou colocando as fotos do site, e quero fazer o mais rapido possivel.




2 claras (80g)
7 colheres (sopa) de açúcar refinado (78g)
8 colheres (sopa) de farinha de trigo (74g)
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal (35g)
essência de baunilha a gosto

Derreta a manteiga por alguns segundos no microondas.
Aqueça o forno a 180˚C.
Forre 2 assadeiras com folha de teflon ou silicone.
Coloque as claras numa vasilha. Junte o açúcar e misture sem bater com fouet. Peneire a farinha e misture com fouet até incorporar e ficar uma massa lisa. Por fim junte a baunilha e a manteiga derretida. Termine de misturar.
Pingue 1 colher de chá de massa em quatro cantos da assadeira (foto 1). Com a colher mesmo, espalhe a massa até que fique fina, quase transparente de maneira uniforme. Procure não deixar falhas porque ficará esburacado (foto 2). As fotos foram tiradas usando o papel manteiga untado mas como disse, não recomendo porque gruda TUDO! 
Leve ao forno e asse por 7 a 10 minutos até que fique dourado nas bordas e o miolo firme. Caso doure muito rápido, baixe a temperatura do forno.
Agora que vem a parte divertida (ou masoquista! rss). Tire a assadeira e com uma espátula, retire um disco. Enrole rapidamente como rocambole e coloque sobre uma grade com a parte final para baixo. Imediatamente coloque algum objeto que não seja pesado (usei uma tábua de corte de plástico mas acho que uma colher de sopa também pode funcionar - foto 3). Não estava fazendo isso e os biscoitos começaram a se desenrolar, ficando grosso e com a pontinha levantada. 
Faça o mesmo com os demais discos. Caso não consiga enrolar todos, na fornada seguinte coloque apenas 1 ou 2 porções de massa e vá aumentando conforme você for pegando o jeito.
Nas minhas primeiras fornadas, quando cheguei no terceiro e quarto discos já estavam duros. Nas fornadas seguintes, resolvi deixar a assadeira na boca do forno e ir tirando apenas um disco de cada vez e enrolando.  Dessa forma consegui enrolar todos os 4 discos, mas tem que ser ligeiro.  Essa alternativa só é boa se o seu forno for na mesma altura da mesa porque senão haja dor nas costas! 
Depois que esfriarem, guarde em latinhas bem fechadas. Se quiser pode fazer um charminho e molhar a pontinha do biscoito em chocolate derretido também!

* toda descrição da receita é do site:  'Pecado da Gula' http://pecadodagula.blogspot.com/2012/07/biscoitinhos-cigarrete.html

Agradeço a receita



Comentários